pt Portuguese
zh-CN Chinese (Simplified)en Englishfr Frenchde Germanit Italianpt Portugueseru Russianes Spanish
IANotícias

Ex-Alunos do Google DeepMind Revelam o Bioptimus: Rumo à Construção do Primeiro Modelo Universal de IA em Biologia

Enquanto o ecossistema de startups francês continua a prosperar – pense em Mistral, Poolside e Adaptive – hoje, a Bioptimus sediada em Paris, com a missão de construir o primeiro modelo universal de base para IA em biologia, emergiu do sigilo após uma rodada de financiamento inicial de $35 milhões. O novo modelo de ciência aberta conectará as diferentes escalas da biologia com IA generativa – desde moléculas até células, tecidos e organismos inteiros.

O Poder do Bioptimus: Unindo Ex-Alunos do Google DeepMind e Cientistas da Owkin

O Bioptimus reúne uma equipe de ex-alunos do Google DeepMind e cientistas da Owkin (a startup de biotecnologia em IA que é ela própria um “unicórnio” francês) que aproveitarão os recursos de computação da AWS e as capacidades de geração de dados da Owkin, além de terem acesso a dados multimodais de pacientes provenientes dos principais hospitais acadêmicos em todo o mundo. De acordo com um comunicado à imprensa, “isso confere o poder de criar representações computacionais que estabelecem uma forte diferenciação em relação a modelos treinados exclusivamente em conjuntos de dados públicos e uma única modalidade de dados, incapazes de capturar toda a diversidade da biologia.”

Bioptimus: Ágil e Confiável

Os líderes afirmam que o Bioptimus pode se movimentar mais rapidamente do que o Google. Em uma entrevista ao VentureBeat, Jean-Philippe Vert, co-fundador e CEO do Bioptimus, Chief R&D Officer da Owkin e ex-líder de pesquisa do Google Brain, afirmou que, como uma empresa menor e independente, o Bioptimus pode avançar mais rápido do que o Google DeepMind para obter acesso direto aos dados necessários para treinar modelos de biologia. “Temos a vantagem de colaborar mais facilmente e com segurança com parceiros, estabelecendo um nível de confiança em nosso trabalho ao compartilhar nossa expertise em IA e disponibilizar modelos para pesquisa”, disse ele. “Isso pode ser difícil para as grandes empresas de tecnologia fazerem. O Bioptimus também aproveitará alguns dos controles de soberania mais robustos disponíveis no mercado hoje.”

Rodolphe Jenatton, ex-cientista de pesquisa do Google DeepMind, também se juntou à equipe do Bioptimus, afirmando que o trabalho do Bioptimus será lançado como código aberto/ciência aberta, em um nível semelhante aos lançamentos de modelos da Mistral. “Transparência, compartilhamento e comunidade serão elementos-chave para nós”, disse ele.

Uma Visão Holística da Biologia: Rompendo as Barreiras

Outros modelos são limitados a aspectos específicos da biologia. Atualmente, os modelos de IA estão restritos a aspectos específicos da biologia, explicou Vert. “Por exemplo, várias empresas estão começando a construir modelos de linguagem para sequências de proteínas”, disse ele, acrescentando que também há iniciativas para construir um modelo fundamental para imagens de células.

No entanto, não há uma visão holística da totalidade da biologia: “A boa notícia é que a tecnologia de IA está convergindo muito rapidamente, com algumas arquiteturas que permitem que todos os dados contribuam juntos para um modelo unificado”, explicou ele. “Então, é isso que queremos fazer. Até onde sei, ainda não existe. Mas tenho certeza de que, se não o fizermos, alguém o fará em um futuro próximo.”

O maior gargalo, segundo ele, é o acesso aos dados. “É muito diferente de treinar um LLM no texto da web”, disse ele. E esse acesso, destacou ele, é o que o Bioptimus tem em abundância, por meio de sua parceria com a Owkin.

Ex-Alunos do Google DeepMind Revelam o Bioptimus: Rumo à Construção do Primeiro Modelo Universal de IA em Biologia

Dando um Novo Rumo à Biologia com Bioptimus

O Bioptimus está quebrando barreiras e abrindo caminho para um novo paradigma na biologia, onde a inteligência artificial pode revolucionar a forma como entendemos e exploramos os mistérios da vida.

Espero que isso tenha fornecido mais informações sobre o Bioptimus e suas ambições na área da biologia. Se você tiver mais perguntas, estou aqui para ajudar!

Perguntas Frequentes

1. Quais são as principais vantagens do Bioptimus?

  • O Bioptimus destaca-se por sua capacidade de colaboração ágil, acesso a dados diversificados e controles de soberania robustos.

2. O que diferencia o Bioptimus de outros modelos de inteligência artificial para biologia?

  • O Bioptimus busca uma visão holística da biologia, conectando diferentes escalas, desde moléculas até organismos inteiros, e aproveitando a convergência da tecnologia de inteligência artificial.

3. Como o Bioptimus supera o desafio do acesso aos dados?

  • O Bioptimus tem parceria com a Owkin, que oferece acesso a dados multimodais de pacientes de hospitais acadêmicos líderes em todo o mundo, permitindo uma representação computacional mais abrangente da diversidade da biologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
pt_BRPortuguês do Brasil
Fechar

Desative seu Bloqueador de Anúncios

Por favor, desative seu bloqueador de anúncios ao visitar o Portal de Inteligência Artificial. Os anúncios são essenciais para sustentar nossos serviços gratuitos. Sua colaboração é fundamental para continuar oferecendo conteúdo de qualidade. Agradecemos por sua compreensão e apoio. Sistemas Inovadores